
Primeiramente, como definir esse sistema de streaming? Basicamente, a Netflix é um cinema em casa, uma vez que disponibiliza um catálogo (enorme) de filmes acessíveis para o assinante com apenas um clique. Além disso, é uma das empresas mais populares mundialmente, devido aos serviços prestados.
Uma das estratégias de crescimento da empresa foi oferecer aos clientes produções próprias, indo além das obras de outros estúdios. Consequentemente, atraiu um grande número de assinantes.
Presente em mais de 190 países, a empresa não começou sua trajetória como plataforma de streaming e, tampouco, fez sucesso imediato. Além disso, apesar do reconhecimento mundial, três países não conseguem acessar o conteúdo: Coreia do Norte, Síria e China. Nesses locais, a plataforma não consegue terreno devido às restrições impostas pelos Estados Unidos.
Linha do tempo – Evolução da Netflix
- 1997 – Primeiramente, Reed Hastings e Marc Randolph criam a empresa com locação de filmes online
- 1998 – Lançamento do primeiro site de vendas e aluguel de DVDs: netflix.com.
- 1999 – Lançamento do serviço por assinatura mensal com locação ilimitada de DVDs
- 2000 – Lançamento do sistema de recomendação personalizada de filmes, que utiliza as classificações dos assinantes.
- 2002 – Com 600 mil assinantes nos EUA, a Netflix faz uma oferta pública inicial na bolsa de valores de Nova York, com o símbolo NFLX.
- 2005 – Número de assinantes passa para 4,2 milhões.
- 2007 – Início do serviço de transmissão online com acesso a filmes e séries pelo computador.
- 2008 – Parcerias com fabricantes de eletrônicos para transmitir conteúdo online no Xbox 360, em aparelhos Blu-ray e conversores de TV.
- 2009 – Parcerias com fabricantes de eletrônicos para transmitir conteúdo online no PS3, em TVs e outros aparelhos conectados à Internet.
- 2010 – Disponibiliza a plataforma no Apple iPad, iPhone e iPod touch, no Nintendo Wii e em outros aparelhos conectados à internet. Netflix chega ao Canadá.
- 2011 – Início do serviço na América Latina e no Caribe.
- 2012 – Netflix chega à Europa, Reino Unido, Irlanda e nos países nórdicos. Aliás, primeiro Emmy de Engenharia da história da Netflix.
- 2013 – Netflix chega à Holanda. Logo, foi lançado os primeiros títulos de programação original, dentre eles House of Cards, Hemlock Grove, Arrested Development e Orange is the New Black.
- 2014 – Netflix chega em mais seis países europeus (Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Luxemburgo e Suíça). Recebe 31 indicações ao Emmy, incluindo melhor série dramática, melhor série de comédia, melhor documentário ou especial de não ficção, com House of Cards, Orange is the New Black e The Square, respectivamente. Contudo, é a primeira rede de televisão por internet a ser indicada para o Emmy e chega a mais de 50 milhões de assinantes.
Expansão
- 2015 -Primeiramente, Netflix chega na Austrália, Nova Zelândia e Japão. Depois chega na Itália, Portugal e Espanha. Primeiro filme original Netflix, Beasts of No Nation, é lançado.
- 2016 – Netflix chega em mais 130 países, contabilizando 190 países em todos os continentes. Além disso, temos o lançamento de uma dos seus fenômenos culturais, Stranger Things.
- 2017 – Primeiro Oscar da história da Netflix, com Os Capacetes Brancos, na categoria de Melhor Documentário Curta-Metragem. Além disso, atinge 100 milhões de assinantes no mundo todo e fecha acordos de produção com Shonda Rhimes e Jenji Kohan.
- 2018 – Ganha o Oscar de Melhor Documentário Longa-Metragem com Ícaro. Além disso, a companhia também fecha contratos com Ryan Murphy, Kenya Barris e Jason Bateman. Promove Temporada do Amor, trazendo comédias românticas clássicas e populares como A Barraca do Beijo, O Plano Imperfeito, Sierra Burgess é uma Loser, Felicidade por um Fio e um dos filmes da Netflix mais vistos de todos os tempos, Para Todos os Garotos que Já Amei. Estreia produções originais internacionais da Dinamarca (The Rain), da Índia (Jogos Sagrados), do México (A Casa das Flores) e da Espanha (La Casa de Papel, Elite). Sendo assim, foi o serviço mais indicado ao Emmy em 2018, com 112 indicações, empatando com a HBO no número de vitórias, com um total de 23 prêmios, para séries como Godless, Seven Seconds, GLOW e Queer Eye.
Como faço o vídeo
ResponderExcluir